top of page
Buscar
  • jemerbes

Educação em Diabetes

Atualizado: 23 de jan. de 2023

Qual a importância da Educação em Diabetes?


Em 1918 Elliott P. Joslin afirmava que "o paciente educado fica melhor" e em 1930 trabalhos científicos já mostravam resultados positivos da educação em diabetes. 


Instituições como SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ADJ (Associação de Diabetes Juvenil), ADA (American Diabetes Association), IDF (Federação Internacional de Diabetes) entendem que a Educação em Diabetes deve ser considerada e incorporada durante todo o processo do acompanhamento dos pacientes, visando garantir o controle do diabetes e de suas complicações e não se restringir às pessoas com diabetes, mas sim envolver a todos, incluindo os profissionais de saúde, os gestores dos serviços, os familiares, e toda a comunidade.


O processo de Educação em Diabetes deve ser incorporado e utilizado por toda a equipe responsável pelo acompanhamento das pessoas com diabetes desde o primeiro contato. Neste contato inicial são identificadas as condições gerais da pessoa, a fase do diagnóstico em que se encontra, as informações que já têm sobre a doença, seu perfil sociocultural, sua forma de enfrentar a situação apresentada e o contexto em que se encontra.


Os educadores em diabetes são profissionais de saúde (enfermeiras, nutricionistas, médicos, assistentes sociais, farmacêuticos e outros) treinados em educação em diabetes e 


O Objetivo principal deste processo é que seu portador, familiares e/ou cuidadores assimilem conhecimentos e técnicas, desenvolvam habilidades, atitudes e comportamentos para o manejo do diabetes, melhorando a qualidade de vida e evitando e/ou adiando as complicações.


Outros objetivos a serem alcançados: 


🔵Incorporar hábitos saudáveis de alimentação e atividade física


🔵Compreender a ação dos medicamentos e da insulina


🔵Monitorar a glicemia


🔵Manusear e fazer aplicação da insulina adequada


🔵Tomar as medicações regularmente


🔵Desenvolver comportamentos para evitar o risco de complicações agudas (hipo e hiperglicemia) e crônicas (retinopatias, nefropatias e outras)


🔵Resolver problemas (corrigindo adequadamente as hipo e hiperglicemias)


🔵Manter equilíbrio emocional para conviver bem com o diabetes.


Escolhi esta foto de 1942 que, apesar de não ser especificamente sobre educação em diabetes, mostra um de seus princípios: dar autonomia. Na foto, uma enfermeira auxilia duas crianças pequenas a se alimentarem de forma mais independente. 

Empoderar o indivíduo e sua família para torná-los capazes de exercer os cuidados com a saúde é fator determinante para a adesão e sucesso de qualquer tratamento. 

Buscar informações de qualidade faz parte do processo de educação, deixei algumas dicas de fontes confiáveis nos stories.  Lembre-se de conversar com a equipe profissional que faz seu acompanhamento antes de fazer mudanças no tratamento.

Quais são as suas experiências na Educação em Diabetes? 

Tem sugestões de fontes confiáveis sobre o assunto? 

Fonte:e-book 2.0 da SBD- Diabetes na prática clínica. Capítulo 5: A educação em Diabetes e a equipe multiprofissional


imagem
educação diabetes



93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Jéssica Mallmann Erbes. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page