top of page
Buscar
  • jemerbes

Idade óssea

Atualizado: 23 de jan. de 2023

Por que avaliar a idade óssea?


A idade óssea é usada para avaliar o grau de maturação dos ossos de uma criança. Durante o crescimento os ossos do esqueleto mudam de tamanho e forma e isso pode ser visto no raio X das mãos e dos punhos.


Através da comparação do raio X da criança com o padrão esperado para cada idade, descobrimos qual a idade óssea, que pode ser diferente da idade cronológica.


A maturação óssea pode estar atrasada em relação a idade da criança: idade óssea de 8 anos, quando a criança já tem 10 anos, por exemplo. Isso pode significar que a puberdade vai ocorrer mais tarde por um padrão familiar, sem que represente uma doença. Mas também pode ser um alerta para a possibilidade de doenças crônicas, deficiência de hormônio de crescimento ou hipotireoidismo.


Quando a idade óssea está avançada em relação a idade cronológica, a principal suspeita é de puberdade precoce. Isso também acontecer na obesidade, no hipertireoidismo. Quando existe avanço da idade óssea, existe a possibilidade de a criança ter menos tempo para crescer, já que com a maturação óssea ocorre o fechamento das placas de crescimento.


Em alguns casos, principalmente de baixa estatura, até o fato de a idade óssea ser compatível com a cronológica por ser motivo de preocupação.


Para avaliação da idade óssea, o médico que solicitou o exame deve saber interpretá-lo e o radiologista que faz o laudo deve ter experiência. Por isso, é importante que o exame seja bem indicado e que a investigação de atrasos ou avanços da idade óssea seja feita por profissional capacitado, como um endocrinologista pediátrico.


imagem
idade dos ossos

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page