Porque a menstruação é irregular na adolescência? A menarca (primeira menstruação), que ocorre em média aos 12 anos é um marco no desenvolvimento da puberdade da menina, mas pode ser apenas o início de muitas preocupações.
Nos primeiros 2 anos após a primeira menstruação é comum que não ocorra ovulação em todos os ciclos e isso torna o sangramento menstrual irregular. Pode demorar muito até ocorrer novo sangramento, o sangramento pode durar muitos dias, acontecer mais de uma vez no mesmo mês. Todas essas alterações ocorrem, na maioria das vezes, porque ainda não houve completo amadurecimento do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, responsável pelos hormônios que controlam os ciclos menstruais.
Mas é importante lembrar que alterações da menstruação podem ser um sinal de alarme para outras doenças.
Sangramento excessivo desde a primeira menstruação, duração prolongada (mais de 7-10 dias), uso de muitos absorventes, podem significar alterações da coagulação sanguínea e exigem investigação especializada (em alguns casos com hematologista).
Irregularidade da menstruação que persiste por muito tempo após a menarca pode indicar alterações hormonais: hipotireoidismo, ovários policísticos, excesso de andrógenos (hormônios masculinos).
A puberdade é uma fase de muitas transformações e é necessário que este processo seja acompanhado por um profissional. O acompanhamento pediátrico deve ser mantido na adolescência e, se necessário, devem ser realizadas avaliações pelo endocrinologista e ginecologista.
A caderneta do adolescente, disponibilizada pelo Ministério da saúde, oferece muitas informações sobre a puberdade, menstruação e vários outros tópicos: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_feminina.pdf
#menstruação #primeiramenstruação #menarca #puberdadeadiantada #puberdadeprecoce #endocrinologiapediatrica #endocrinologistapediatra