top of page
Buscar
jemerbes

Você é a melhor especialista no diabetes do SEU filho!

Você tem um filho(a) com diabetes tipo 1? Saiba que alguns meses após o diagnóstico, você vai se tornar a(o) especialista no assunto...O que isso quer dizer?

Se você monitorar de forma adequada a glicemia, a aplicação de insulina, a alimentação e as atividades do seu filho e refletir sobre os impactos da rotina (ou da falta dela) no controle glicêmico, com o passar do tempo você entenderá como ninguém o que funciona e o que não funciona para o seu filho. Você saberá quais alimentos provocam hiperglicemia, quais exigem mais ou menos insulina, qual a relação entre atividade física e hipoglicemia, a influência de doenças, emoções no controle...

Todos esses fatores são individuais e só mesmo quem acompanha a criança ou adolescente diariamente para conhecer todos esses detalhes.

Sabendo disso, use esse conhecimento a seu favor! Anote os padrões que você percebe e compartilhe com os profissionais que acompanham.

Lembre que você precisa de ajuda profissionais capacitados para tomar as decisões sobre o tratamento, mas se você contribuir com a experiência adquirida diariamente, os ajustes ficam muito mais fáceis e eficazes! 

A troca de conhecimentos entre a família e os profissionais fica ainda melhor se houver dedicação para aprender mais sobre o tratamento, monitorização da glicose, contagem de carboidratos. Busque informações em fontes confiáveis, peça aos profissionais que indiquem materiais para estudar. Com conhecimento o tratamento se torna menos difícil e a vida fica mais leve.

Mas precisamos lembrar que aprender tudo isso não te faz especialista no diabetes de outras crianças (exceto se você tiver formação profissional para isso). O que funciona para seu filho(a) não necessariamente vai funcionar para os outros! Trocar experiências e dicas é ótimo, mas você não está habilitada para prescrever doses de insulina ou alterar a prescrição profissional.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Diagnóstico de diabetes tipo 1

Quem diagnostica diabetes tipo 1 raramente é o endocrinologista! Os sintomas do diabetes tipo 1 iniciam quando a produção de insulina já...

Comments


bottom of page